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LANÇADO BELOWARS !

BELOWARS (Brasil, 71min, 2008)Ficha Técnica Produção: Tecnokena Distribuição: Kinopus e Tecnokena Diretor: Paulo Munhoz Roteiro: Paulo Munhoz e Érico Beduschi Diretor de animação: Walkir Fernandes Diretora de produção: Daniella Munhoz Diretor de arte: Antonio Eder e Jack Lamb Diretor musical: Vadeco Montagem: Tiago Américo Animadores: Walkir Fernandes; Tiago Américo; Fábio Vianna, Felipe Grosso; Jack Lamb; Rodrigo Vana Elenco principal (VOZES) Kutala: Chico Nogueira Baita: André Coelho Capitão Baluta: Enéas Lour Gorda: Regina Vogue Princesa: Célia Ribeiro Vendedor: Mauro Zanata SITE: http://belowars.ning.com

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BELOWARS representa o Brasil na China

Passado os Jogos Olímpicos, um representante brasileiro participa de outra competição na China. BELOWARS, segundo longa-metragem dirigido por Paulo Munhoz, foi selecionado para o 5th China International Animation and Digital Arts Festival (CICDAF2008), que acontece de 28 de setembro a 01 de outubro (www.cicdaf.com).

BELOWARS é uma livre adaptação do livro infanto-juvenil "Guerra dentro da gente" (Ed. Scipione) do escritor e poeta curitibano Paulo Leminski (1944-1989). O livro que já fez uma multidão de leitores, agora tem sua versão para o cinema. Paulo Munhoz recebe essa seleção como um presente particular: “o início do festival cai bem no dia do meu aniversário, 28 de setembro. É um grande presente! Acho muito significativa esta seleção. Em clima de Olimpíada, estaremos representando o Brasil na China, numa competição de animação e arte digital.”

O diretor explica que o título do filme surge da junção das palavras “BELO” e “WARS” que em suas origens, Latina e Anglo-Saxã, significam “guerra”. “Esta palavra contém outro significado: ¨BELOW¨ e ¨ARS¨ que poderia ser traduzido como arte baixa.” BELOWARS é um épico em animação digital que mostra os dramas e aventuras vividos por Baita, um humilde garoto do campo, em busca do sonho de aprender a “arte da guerra”.

Ao longo de toda a sua vida, o desafio leva Baita a muitos lugares, ao encontro de muitas pessoas, ao enfrentamento de sua guerra interior. A direção de Paulo Munhoz e a música de Vadeco conduzem o espectador numa empolgante viagem pelos 71 minutos de duração da obra. A estética do filme mostra tipos humanos num mundo totalmente novo, uma recriação acronotópica do planeta. E, vale destacar a forma impressionante de mostrar sequências de uma batalha utilizando a animação 2D, impulsionada pela envolvente trilha sonora.

Usando de pouquíssimos diálogos durante todo o filme, o diretor Paulo Munhoz, criou uma linguagem específica e universal (“belowarica”), formando uma mescla de palavras de vários idiomas. Rapidamente, o espectador assimila a nova linguagem e passa a fazer uma viagem interativa com a história, decifrando as situações e os dizeres dos personagens.

Segundo longa-metragem da produtora TECNOKENA AUDIOVISUAL E MULTIMÍDIA, BELOWARS é uma produção realizada a partir do Prêmio Estadual de Cinema e Vídeo 2005 do Governo do Estado do Paraná. BELOWARS conta com uma comunidade na rede Ning onde podem ser acessadas (e trocadas) informações sobre o filme: http://belowars.ning.com.

Seu lançamento comercial está programado para o primeiro semestre de 2009. Uma parceria entre TECNOKENA e KINOPUS AUDIOVISUAL está definindo as estratégias de distribuição do filme. Neste momento, Paulo Munhoz está iniciando a pré-produção de “A FLORESTA É NOSSA”, longa-metragem com a turma dos Brichos – bichos brasileiros – personagens do primeiro longa do diretor, vencedor do edital de produção do BNDES anunciado no início deste ano.

BELOWARS (Brasil, 71min, 2008)
Estréia prevista: abril de 2009
PRODUÇÃO: TECNOKENA
DISTRIBUIÇÃO: KINOPUS E TECNOKENA
Caio Cesaro
Assessoria de Imprensa
KINOPUS AUDIOVISUAL
Tel.: (21) 88860618
E-mail: caiocesaro@kinopus.com.br 


BELOWARS (Longa-metragem, Ficção, Desenho Animado, HDV, 70´) Roteirista, Diretor, Produtor: PAULO ROBERTO MUNHOZ. Longa-metragem em animação para o público infanto-juvenil. CONTEMPLADO NO EDITAL DE CINEMA E VÍDEO DO ESTADO DO PARANÁ 2006. O roteiro é baseado no livro Guerra Dentro da Gente, de Paulo Leminski.



GUERRA DENTRO DA GENTE

Filme de longa-metragem em Desenho Animado - para o público em geral.

O Mundo vive, neste começo de milênio, uma situação bastante delicada e importante. Os atentados de 11 de setembro de 2001 iniciaram um processo de estado de guerra em escala mundial, como nos tempos da Guerra Fria. Podemos verificar que, embora tenhamos avançado muito em tecnologia, em expectativa de vida, em conforto, ainda estamos muito aquém daquilo que seria o ideal: um mundo harmônico, justo e pacífico.

Ora, é muito difícil se chegar a uma situação ideal quando somos educados para a guerra desde pequenos. Como construir a paz se a violência nos seduz tanto? Como respeitar os povos e as diferenças se somos educados dentro de verdades absolutas? Como encontrar no outro o reflexo de minha própria face se o meu grande espelho - os meios de comunicação de massa - só refletem aquilo que interesses econômicos hegemônicos permitem?

Não podemos negar o nosso lado violento, temos instintos animais que nos dirigem, mas também não podemos negar a nossa condição de transcendência. O Homem tem o poder de se recriar. Inventamos o fogo, a roda, a linguagem, talvez possamos inventar a Paz. Um caminho para isso é compreender a Guerra que há Dentro da Gente.

Este é o propósito principal deste filme.

A partir da obra de homônima de Paulo Leminski, Paulo Munhoz e Érico Beduschi produziram um roteiro que mistura aventura, humor, filosofia e que pretende estabelecer com o público uma relação de entretenimento e reflexão.

Baita vai ser o herói condutor de nossa jornada. Encontrará boas e más pessoas, aprenderá com suas ações e com diversos mestres. Irá se tornar o maior dos guerreiros e ao final da vida descobrirá o verdadeiro caminho: o caminho da paz e do amor.

Sem pieguices, com uma linguagem dinâmica, com um traço bem brasileiro, contaremos uma nova história universal. A estética do filme mostrará nossos tipos humanos num mundo totalmente novo, uma recriação acronotópica de nosso planeta. Brincaremos ao mesmo tempo em que falaremos sério, porque acreditamos que é só a partir da construção de um imaginário saudável, emocional e criativo que poderemos construir uma realidade mais bela e mais viva.